terça-feira, 15 de setembro de 2009

Entenda porque as músicas clássicas árabes sempre começam e terminam da mesma maneira

Porque as músicas clássicas árabes sempre começam e terminam da mesma maneira?

Falando sobre a estrutura musical árabe e o Maqam

Um Maqam (plural maqamat) é um conjunto de notas musicais que compõem modos melódicos ou estruturas modais, utilizados na música árabe clássica. Pensem no equivalente na música ocidental como os modos maior e menor quanto à utilização de tons e semitons, etc.
Cada maqam é construído em uma escala e apresenta uma estrutura que define as frases, as notas importantes, o desenvolvimento melódico e a modulação, caracterizando a música de países tanto no Norte da África como no Oriente e na Ásia Central.


Notação musical:

Os maqamat árabes se baseiam numa escala musical denominada microtonal, a qual não é formada pelos simples 12 tons utilizados na escala diatônica ocidental (i.e. Dó a Si + C# + D# + F#+ G# + A# ou Si bemol). Considerando que tais intervalos de tons são difíceis de “notar em pauta musical”, um sistema simplificado foi adotado na virada do século XX: Partindo da escala diatônica, a escala árabe se dividiria em 24 quartos-de tom (ou seja, normalmente entre as notas Dó e Ré há o Dó sustenido; já na escala árabe entre o Dó e o Dó sustenido há mais um semitom desse meio-tom sustenido, que forma então o chamado quarto de tom).
Embora esse sistema de 24 tons tenha sido meramente convencionado, ele não afeta a entonação precisa das notas tocadas visto que os músicos árabes ainda utilizam os detalhes microtonais que lhes foram passados através da tradição oral. Um maqam pode incluir variações microtonais, como semitons e quartos-de tom que não se ajustam perfeitamente em sua própria escala! Por exemplo: o E no maqam Bayati é afinado levemente abaixo do que o mesmo E no maqam Rast. Tais variações são aprendidas oralmente ou através da escuta, e não pela simples leitura de uma notação musical. Ou seja, a tradição oral ainda é a maneira mais correta de aprender a música árabe...
Aqui vocês descobriram porque a música árabe parece estar sempre sendo chorada! A transição entre as notas inclui muito mais semitons do que a música convencional do ocidente.
Entretanto, há também alguns maqamat como o Nahawand e o Ajam que não incluem quartos de tom e, portanto, podem ser tocados nos instrumentos convencionais do ocidente como o piano.

Como são construídos:

Os Maqamat são construídos por células menores de notas consecutivas que possuem uma melodia própria e um “humor ou características” distintas, denominadas de jins (plural ajnas). Na maioria dos casos, um jins é feito de 4 notas consecutivas (um tetracorde), embora haja ajnas de 3 notas (triacorde) ou de 5 notas (pentacorde). É através de seus jins que os maqamat podem ser classificados em famílias ou ramificações.
Além disso, cada maqam evoca uma emoção deferente no público. Basicamente, cada jins confere um diferente humor ou colorido. É por essa razão que maqams da mesma família compartilham o mesmo humor visto que se iniciam com os mesmos jins.
A modulação é uma técnica utilizada durante o desenvolvimento de um maqam para dar um maior interesse à música e está presente na maioria das canções clássicas. De uma maneira simplificada, significa transpor de um maqam para outro (compatível ou relacionado).

Uma peça musical longa pode ser modulada em vários maqams, mas normalmente terminará com o maqam inicial. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Informaçõe Sobre este Site

Este blog é fruto de um resumo de meus arquivos pessoais (fonte de 5 anos estudando música em conservatório musical) e em fontes de pesquisa públicos na internet (caso saiba a fonte original de quaisquer textos por favor escreva-me que divulgarei os devidos créditos) e-mail para: daniella@rhazi.com.br

Quer ajudar?

Encontrou algo que não ficou muito claro? Tem uma sugestão de tópico ou de link? Alguma crítica a algum texto ou a quem vos fala? Escreva: daniella@rhazi.com.br

Derback Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template