sábado, 5 de setembro de 2009

Tempo musical x Conceito de tempo

Conhecendo que existe tempo, e este define a relação de distância e quantidade entre um acontecimento e outro, este é o conceito cabível também à questão musical, excepcionalmente quando o elemento temporal é o som. Neste caso, o tempo define, nesta ordem:

. A distância entre um som anterior ou uma pausa sonora anterior pertencente a uma música;
. O início de um próximo som;
. A duração desse som;
. O espaço entre esse som e o próximo evento.

Sendo que, quando esse som for o último da música, o espaço entre ele e o próximo já não mais é classificado nessa música (que se encontrará num estado onde seu tempo parou de ser considerado e, com isso, ela deixou de existir no momento).

Pode-se considerar que a música depende completamente do tempo para existir, pois, se o tempo parasse, não seria possível um evento musical ou sequer o som (que depende do início e término de uma vibração que, por sua vez, ocorre num intervalo de tempo). Um som depende do momento para iniciar, existir e deixar de existir, e, de modo mais abstrato, ocorre o mesmo com a música: em algum momento, ela passa a ser considerada existente, e seu tempo passa a ser algo organizado (no sentido de estar sendo considerado ocorrente) com um início e necessariamente com um final.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Informaçõe Sobre este Site

Este blog é fruto de um resumo de meus arquivos pessoais (fonte de 5 anos estudando música em conservatório musical) e em fontes de pesquisa públicos na internet (caso saiba a fonte original de quaisquer textos por favor escreva-me que divulgarei os devidos créditos) e-mail para: daniella@rhazi.com.br

Quer ajudar?

Encontrou algo que não ficou muito claro? Tem uma sugestão de tópico ou de link? Alguma crítica a algum texto ou a quem vos fala? Escreva: daniella@rhazi.com.br

Derback Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template