sábado, 5 de setembro de 2009

Tempo musical x ritmo

A forma mais comum de associação entre o tempo e a música é o ritmo. O ritmo, a curto modo, é a forma músical de organizar os sons e pausas sonoras no tempo. O ritmo é capaz de dizer musicalmente qual será a duração de um som ou de uma pausa sonora no decorrer de um momento musical. Em algum momento, a música passa a existir; para tanto, seu tempo passa a ser medido. Dentro desse período em que se mede o evento musical, o acontecimento do som ou pausa (silênico) é, normalmente, dividido em ciclos classificados no ritmo musical.

Por exemplo: uma música pode durar dois minutos. Esse é o tempo que ela utiliza para se manifestar (todos seus sons e pausas ocorrem nesse período). O músico pode até desconhecer a importância dessa quantidade de tempo, pois usa outra linguagem que traduz essa forma de física para a forma de música. Esse termo do tempo em si, pensado musicalmente, é representado pelo ritmo e por suas atribuições. Logo, desconhecendo que, na forma científica (não que a musical não o seja), a peça dura dois minutos. Cada compasso, equivale a uma divisão definida por um grupo de pulsações com valores iguais entre si. Juntas, essas pulsações agregam a noção de quantidade de tempo. Dentro desses compassos, poderá haver inúmeros sons e pausas sonoras. Desse modo, pode-se estabelecer a relação música x tempo, sendo que um compasso é dividido em tempos de valores iguais a um tempo predefinido. Se uma música usa a fórmula de compasso 3/4, e uma semínima é igual a 60 (um segundo), em cada compasso haverá 3 batidas, totalizando 3 segundos.

Se uma música totaliza no seu tempo cronometrado aproximadamente 2 minutos, baseado no exemplo anterior, a música teria aproximadamente 120 (segundos) divididos por 3 (número de segundos por compasso), dando um número de 40 compassos na composição, aproximadamente. É importante, no entanto, notar que dificilmente uma interpretação vá durar o mesmo tempo que uma segunda, terceira, ou qualquer outra interpretação, mesmo quando interpretada pelo mesmo músico - a não ser que um metrônomo ou marcador/sequenciador digital seja usado, mas, em música interpretada ao vivo, especialmente na música erudita, isso não se usa (com exeções na música aleatória, ou eletrônica, como com faixas pré-sincronizadas e utilizando um instrumento de comando para inicializar uma sequência pré-gravada que é usada como um guia cronometrado da interpretação - uma forma similar ao muito usado método também das apresentações ao vivo na televisão, em que cantores populares cantam e tocam, ou fingem que cantam e tocam até, junto a uma gravação, e a música soa perfeitamente igual sempre).

Portanto, cria-se uma unidade de medida que relaciona música e tempo, que, neste caso, é unidade de tempos musicais por segundo ou segundos por unidade de tempo.

E nos ritmos árabes como fica?

O baladi por exemplo usa a fórmula de compasso 4/4, e como já vimos a semínima é igual a 60 (um segundo. Portanto em cada compasso haverá 4 batidas, totalizando 4 segundos.
DUMDUM tákátá Dumtákátá(táká - emenda)
1 + 2 + 3 + 4 +

O Laff ou Malfuf usa a fórmula de compasso 2/4. Portanto em cada compasso haverá 2 batidas, totalizando 4 segundos.
DUM káTá (kátáká emenda)
1 + 2 +

1 comentários:

Stormy on 4 de fevereiro de 2012 às 06:58 disse...

Notação cientifica, se uma musica está a 120 bpm's(x0.50 coeficiente natural/comum) em 4/4 de formula de compasso, cada breve Equivale a 2 segundos, cada minima equivale a 1 segundo, portanto temos 2 segundos por compasso, não encarar como alguns exemplos externos que dizem "cada semínima equivale a um segundo em 120 bmp's" isso é um erro... cada seminima s´valeria esse valor em 60 bmp's

Postar um comentário

 

Informaçõe Sobre este Site

Este blog é fruto de um resumo de meus arquivos pessoais (fonte de 5 anos estudando música em conservatório musical) e em fontes de pesquisa públicos na internet (caso saiba a fonte original de quaisquer textos por favor escreva-me que divulgarei os devidos créditos) e-mail para: daniella@rhazi.com.br

Quer ajudar?

Encontrou algo que não ficou muito claro? Tem uma sugestão de tópico ou de link? Alguma crítica a algum texto ou a quem vos fala? Escreva: daniella@rhazi.com.br

Derback Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template