sábado, 5 de setembro de 2009

Tempo (música)

Na terminologia musical, tempo é o nome dado à pulsação básica subjacente de uma composição musical qualquer. Cada “clique” do metrônomo corresponde a um tempo. Os tempos se agrupam em valores iguais e fixam-se dentro de divisões das pautas musicais conhecidas como compassos.

Os tempos, em música, estão diretamente relacionados com a pulsação da música, e não ao som em si; por esse motivo, uma pausa temporal numa partitura também possui a sensação e o valor de duração de tempo e, por isso, é considerada um tempo, ou parte da unidade do tempo.

O tempo musical organiza, independentemente de ritmo, ou de qualquer outra propriedade da música ou do som, o acontecimento sonoro, ou seja, o espaço entre um som musical (seja qual for) e o próximo som musical ou ausência dele. A propriedade que explica esse fenômeno sonoramente é a duração, mas esse termo não se completa musicalmente visto que o tempo musical depende, além da duração de sons ou pausas (ausência de sons) do intervalo entre estes. Além disso, o tempo define quando a música começa a existir e quando ela encerra. Para mais fácil compreender, pode-se relacionar o tempo musical com o próprio conceito de tempo, com a idéia de ritmo e com a idéia de andamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Informaçõe Sobre este Site

Este blog é fruto de um resumo de meus arquivos pessoais (fonte de 5 anos estudando música em conservatório musical) e em fontes de pesquisa públicos na internet (caso saiba a fonte original de quaisquer textos por favor escreva-me que divulgarei os devidos créditos) e-mail para: daniella@rhazi.com.br

Quer ajudar?

Encontrou algo que não ficou muito claro? Tem uma sugestão de tópico ou de link? Alguma crítica a algum texto ou a quem vos fala? Escreva: daniella@rhazi.com.br

Derback Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template